domingo, 30 de maio de 2010

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

CAPACITAÇÃO DIGITAL PARA OS PROFESSORES

A Secretária de Educação ira proporcionar cursos de capacitação digital para todos os professores da rede pública, segundo a secretária este curso tem como objetivo ampliar o conhecimento tecnológico do corpo docente, proporcionando a abertura de novos horizontes.

O curso será ministrado pelo professor de informática Thiago Daumas


PLANOS DE AULA COM USO DO COMPUTADOR

Este artigo visa apresentar uma metodologia para formação de professores quanto à utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica para atuar no ensino fundamental A referência para esta metodologia está na definição de conteúdos para a alfabetização tecnológica do professor que ao desenvolver planos de aulas podem utilizar o computador como mais um instrumento para favorecer a aprendizagem, tendo como estímulo os projetos temáticos no ambiente educacional.

1. Apresentação

Com a utilização cada vez mais usual do computador, seja para as atividades acadêmicas ou cotidianas, percebemos que a informática é uma nova linguagem que está presente na atual sociedade, caracterizando assim as pessoas que lidam com essa linguagem como incluídas na era digital e as que não, como as excluídas.

Diante da inserção da linguagem digital na sociedade e da necessidade da escola em lidar com essa nova realidade, desenvolvemos uma metodologia para a formação de professores no intuito de incluí-los nesta nova linguagem.


2. A Metodologia

A implantação desta metodologia ocorre em três fases distintas e inter-relacionadas, que são:

a. Repasse de noções tecnológicas: momento em que são apresentados os diversos recursos tecnológicos dos editores textos, das planilhas eletrônicas, dos programas de apresentação, dos navegadores de Internet, dos programas de apresentação, bem como os principais recursos do sistema operacional.

b. Integração entre tecnologia e propostas educativas: momento em que os professores refletem e elaboram projetos educativos e planos de aula a partir de suas necessidades pedagógicas contando com o apoio do computador.

Essas duas fases são compostas dos seguintes módulos e respectivas cargas horárias:

Módulos Momentos

Tecnológicos Integração entre

tecnologia e

propostas

educativas

1 – Sensibilização em Informática Educativa 8 horas 4 horas

2 – Oficina de Projetos com Windows 4 horas 4 horas

3 – Oficina de Projetos com Word 4 horas 4 horas

4 – Jornal na Sala de Aula 16 horas 4 horas

5 – Oficina de Projetos com Excel 4 horas 4 horas

6 – Oficina de Projetos com Powerpoint 4 horas 4 horas

7 – Oficina de Projetos com Internet 8 horas 4 horas

8 – Oficina de Projetos com Criação de Home-Pages 8 horas 8 horas

TOTAL 56 horas 36

TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA - 92 horas

No conteúdo da sensibilização são repassados: a história da informática na educação no Brasil, apresentando programas do governo federal e algumas experiências a nível estadual e municipal; modelos de utilização do computador em sala de aula; as fases pelas quais os professores passam durante a inserção do computador na escola; conceitos e classificações de softwares educacionais; os aspectos a serem considerados no papel do professor e dos alunos; os aspectos do gerenciamento de uma sala de aula com computadores e outros conceitos relacionados à tecnologia educacional.

Nas oficinas de projetos com a utilização dos aplicativos – editor de texto, planilha eletrônica, apresentação de slides – são repassadas os principais recursos de cada um dos programas, bem como, as suas possíveis aplicabilidades integradas aos conteúdos de sala de aula.

Na oficina do jornal são repassados conceitos estruturais da constituição de um jornal. A opção de incluir o jornal nesse currículo de formação de professores deveu-se ao fato de que quase todas as escolas têm usado o jornal como uma proposta de ação pedagógica. Sendo assim, o jornal é utilizado como um resultado de uma ação do ambiente educacional. O computador é usado como o instrumento produtor do jornal.

Na oficina de Internet são repassadas as formas de desenvolvimento de pesquisas por meio de sites de busca genéricas, bem como, sites educacionais, além de serem apresentados os recursos de comunicação (e-mail, fóruns, listas de discussões, salas de bate-papo) como uma forma de desenvolvimento de atividades pedagógicas. Nesta oficina, também são repassados conceitos referentes a educação a distância via Internet e as respectivas regulamentações brasileiras sobre o assunto.

Durante os momentos de integração, os professores desenvolvem projetos e ou planos de aula que devem prever a utilização do computador como ferramenta pedagógica. Para isso, utilizamos como sistemática a seguinte formatação de plano, conforme segue o exemplo a seguir:

Projeto: Construção de Histórias Regionais

Séries: 1º e 2º ciclos do ensino fundamental

Disciplinas envolvidas: Português, História, Geografia e Arte.

Conteúdos Estratégias Avaliação

Lendas regionais

Histórias regionais


A partir de leituras de histórias e lendas regionais os alunos deverão elaborar no Wordpad uma nova versão para a mesma história ou lenda, deverão também criar cenários e personagens para a representação no Paint.

Cada aluno deverá apresentar uma nova história ou lenda elaborada no Wordpad com desenhos ilustrativos no Paint.

Tais projetos e ou planos educacionais devem ser postos em prática em suas escolas ou instituições de ensino, fazendo assim, a aplicação prática da proposta metodológica.

c. Reuniões de acompanhamento periódicas: como forma de assegurar a aprendizagem contínua, os professores devem apresentar em reuniões periódicas como ocorreu a prática das aulas com a utilização do computador. Essas reuniões irão favorecer um canal de comunicação e trocas de experiências dos pontos fracos e fortes das atividades realizadas em sala de aula com os alunos tendo como referência uma situação real.

3. Alguns fatores que podem garantir o sucesso de uma formação de professores em TIC.

Para que a implantação das atividades a partir desta proposta metodológica tenha sucesso, ainda são necessários os seguintes cuidados:

- Os diretores, coordenadores pedagógicos e outros membros de comando das escolas e ou instituição de ensino devem participar e apoiar as atividades de informática na escola.

- O projeto deve ser divulgado com o intuito de promover uma sensibilização na comunidade educacional e social das pessoas envolvidas.

- Deve ser definido um responsável em cada escola para a implantação e manutenção de tais atividades, após o término da formação.

- Deve ser disponibilizado um suporte técnico para as escolas tendo como função básica manter os equipamentos em bom estado de uso seja no aspecto de hardware e de software.

4. Conclusão

Ao término das capacitações os professores têm se mostrados aptos a lidar com as TIC´s como ferramenta pedagógica para ministrar suas aulas nas diversas disciplinas, sabendo ainda utilizá-las como instrumento de trabalho no seu dia-a-dia para as atividades administrativas, tais como: elaboração de relatórios, controles de freqüências, notas, dentre outras.

Os professores obtêm ainda como grande auxílio para sua atualização a conquista em aprender a pesquisar na Internet, o que lhes possibilitará novas perspectivas para a sua atividade docente.

A partir desta experiência metodológica, estaremos em breve implementando estratégias de formação e manutenção a partir da utilização dos recursos da educação à distância via Internet através da utilização de e-mails, lista de discussão, salas de bate-papo e outros recursos.

5 comentários:

  1. Vejo a capacitação dos professores como uma necessidade urgente para a prática educacional do momento.

    Em um outro blog uma entrevista deu conta que um dos motivos que os professores não utilizam os computadores em suas disciplinas é por falta de conhecimento da tecnológia atual.

    É necessário haver mais capacitação para os professores e que os professores percam o "medo" de utilizar as novas ferramentas pedagógicas.

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  2. Muito bem Elainne, realmente é necessário capacitar os professores para que os mesmos sintam-se seguros para acompanhar toda evolução tecnológica que acerca nossos alunos.
    Como vemos em outras pesquisas, de nada adianta os laboratórios de informática estarem bem equipados, se não há profissionais capacitados para utilizá-los junto dos alunos.

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  3. Elainne...o que se espera de um professor, em primeiro lugar, que seja competente na sua especialidade, que conheça a matéria, que esteja atualizado. Em segundo lugar, que saiba comunicar-se com os seus alunos, motivá-los, explicar o conteúdo, manter o grupo atento, entrosado, cooperativo e produtivo.
    Por tanto a capacitação digital é realmente essencial para quer esse desejo se concretize.

    Ótimo...

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  4. O primeiro passo para a alfabetização tecnológica dos nossos alunos é a capacitação conscientes dos docentes.É preciso enfatizar e subsidiar a capacidade digital dos professores, uma vez que esses serão o mediador entre os discentes e a aprendizagem, nesse caso, tecnólogica.
    Muito importantes abordamos notícias como estas. Parabéns Elaine pelo trabalho!

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  5. Sabemos que o primeiro passo para uma inclusão digital aconteça é capacitarmos nossos professores. É muito bom saber que isso já vem ocorrendo e não é mais um sonho tão distante. Ótima iniciativa!!!!!!!!!!!!!

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